No último dia 22 o plenário da câmara municipal colocou em pauta a votação do projeto de resolução 05/2025, que trata de homenagem à militante do movimento de mulheres e ex-vereadora, Maria de Lourdes Lose. Originalmente proposto pelo vereador Glauber (PT), o projeto buscou nomear a galeria de acesso à câmara municipal de vereadores do rio grande, como “Galeria Maria de Lourdes Lose”. 

Maria de Lourdes Fonseca Lose é uma “referência em educação, política e militância social no município do Rio Grande”. Foi vereadora por dois mandatos consecutivos entre os anos de 1997 e 2004, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas no município, com ênfase nas questões sociais e da igualdade. Posteriormente foi coordenadora municipal de políticas para mulheres de Rio Grande, liderando ações para o enfrentamento à violência contra as mulheres. 

Dentre as diversas falas, a Vereadora Regininha (PT) destacou a “importância simbólica de homenagear uma mulher, e ainda mais, uma militante do movimento de mulheres, após um final de semana que registrou 10 feminicídios em 3 dias no estado do Rio Grande do Sul”, e ainda comentou sobre a importància histórica da caminhada da homenageada para as lutas sociais e dos movimentos de mulheres.

Em seguida, em sua justificativa, a Vereadora Prof. Denise (PT) argumentou que “é de suma importância ter aprovado na câmara, uma galeria com o nome de uma mulher que dedicou sua vida para a defesa de todas as mulheres”, em um estado que registrou “mais de 25 feminicídios entre os meses de janeiro e abril de 2025”, justificou em seu voto a Vereadora.

Após o debate do tema, o plenário da câmara votou o projeto, que foi aprovado com 15 votos favoráveis e 3 votos contrários.

Fonte: O Camareu